top of page
< Back

CONVERSAS INSOLENTES

Átrio da Escola da Dança/ UFBA (Campus Ondina)

CONVERSAS INSOLENTES

CONVERSAS INSOLENTES
o 13 horas de ocupação com instalação, jam, danças, documentários e conversas com cineastas e convidades.
o Uma ocupação temporária de insolência e confluência.
o Uma homenagem do Grupo de Pesquisa “ÁGORA: modos de ser em dança” / Projeto de Pesquisa INSOLENTE a Pinar Selek, sob coordenação da pesquisadora Gilsamara Moura.

“Si on me demande où j'en suis, je réponds que je tiens bon la barre, que j'ai appris à jouer avec ces vents qui m'ont d'abord déroutée. Mais que je ne peux pas mettre le cap sur le lieu dont je parle, le pays qui me manque.”

“Se alguém me pergunta qual é a minha posição, respondo que estou segurando firme o leme, que aprendi a jogar com esses ventos que me confundiram no início. Mas não consigo definir uma rota para o lugar de que estou falando, o país do qual sinto falta.”
PINAR SELEK



CHAMADA
Este é um convite para pensarmos uma videoinstalação-ocupação que ficará na entrada da Escola de Dança (UFBA) e acontecerá no dia 14 de junho de 2023, das 8h30 às 21h30.

Cada participante propôs um vídeo apresentando uma proposta de conversa insolente. Entende-se por conversa insolente, maneiras plurais de criar relações com corpas dissidentes.

Essa conversa poderia ser em forma de dança, desenho, palestra, entrevista, etc. Muitas maneiras de propor interlocuções.

O interesse é relacionar as pesquisas das pessoas membras do “Ágora: modos de ser em Dança” com outras pessoas convidadas. Ou seja, uma conversa insolente da própria pesquisa.

PROGRAMAÇÃO CONVERSAS INSOLENTES

8h30 às 9h – Chegança com TAMBORES

9h às 10h – Vídeos Insolentes (PPGDança / PPGAC / Grupo Gestus / Créar em Libertad / Universidad Nacional de Córdoba / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)

10h às 11h - JAM (música-dança-vídeo)

11h às 12h – Conversa com Sheila Ribeiro “Coração Sonrisal 5.0 – pensar com grandeza para além de tudo”

12h às 12h30 – Vídeos insolentes (PPGDança / PPGAC / Grupo Gestus / Créar em Libertad / Universidad Nacional de Córdoba / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)

13h30 às 15h20 – Doc “Brasil Tupinambá” (com tradução para Libras) e conversa com a diretora Celene Fonseca e o Etnomusicologó Ricardo Pamfilio Sousa

15h30 às 16h30 – Notícias Insolentes de Futuro (PPGAC)

16h30 às 18h – Doc “Ogum visita o Babalô Fatumbi” e conversa com Vovó Cici de Oxalá e Ogã Luan Cleiton

18h às 18h30 - Vídeos insolentes (PPGDança / PPGAC / Grupo Gestus / Créar em Libertad / Universidad Nacional de Córdoba / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)

18h30 – Dança Insolente “Movediço” com Jai Bispo

19h às 21h30 – Doc “Quem tem medo” e conversa com o diretor Henrique Zanoni


ARTISTAS VÍDEOS INSOLENTES
Andressa Menezes
Angel Fox
Clênio Magalhães
Gilsamara Moura
Guego Anunciação
Kadu Fragoso
Liana Gesteira
Mauro César
Tiago Amate

ARTISTAS VARAIS
Alejandra Díaz
Douglas Emílio
Márcia Mignac
Pinar Selek

ARTISTA DANÇA
Jai Bispo

MÚSICOS
Cristiano Portela
Gilberto Santiago
Lucas de Gal
Matheus Araújos dos Santos
Wilton Batata

CONVIDADES
Celene Fonseca
Henrique Zanoni
Luan Cleiton
Ricardo Pamfilio
Sheila Ribeiro
Vovó Cici de Oxalá



Minibio Gilsamara Moura. Uma insolente. Líder do grupo de pesquisa ÁGORA: modos de ser em dança. Artista e consultora de projetos culturais. Doutora em Comunicação e Semiótica com pesquisa em Políticas Públicas em Dança. Docente da Universidade Federal da Bahia (PPGDança, PPGAC e PRODAN). Professora convidada da Universidad Laica Eloy Alfaro (Manta/Equador), do Instituto de Bellas Artes (Assunção]/Paraguai) e da Université Côte D’Azur (Nice/França). Diretora do Grupo Gestus. Idealizadora da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (Araraquara/SP/Brasil). Atua como dançarina e professora em vários países da América do Sul e da Europa. Pós-doutora em Dança e Política pela Université Côte d’Azur. Curadora e coordenadora do Festival Internacional de Dança de Araraquara (SP) junto à liderança indígena Ailton Krenak; curadora do ORIzzontale: incontri per estar (Brescia/Italia) e curadora assistente do Festival Boi Estrela de Igatu (Bahia). Vice-diretora da Escola de Dança da UFBA.



bottom of page