top of page
< Back

Sexto dia de Festival é repleto de workshops e Sessão Solene de Honra ao Mérito à Escola Municipal de Dança "Iracema Nogueira"

Arararaquara

Sexto dia de Festival é repleto de workshops e Sessão Solene de Honra ao Mérito à Escola Municipal de Dança "Iracema Nogueira"

26 de setembro

13h30 às 15h (Assentamento Bela Vista - EMEF Hemínio Pagotto)

Workshop Selvagem - Chegando no miudinho (BA)

SINOPSE
O workshop trabalhará com princípios estéticos do samba como a roda, a umbigada, o miudinho, o giro entre outras como possibilidades de poéticas descolonizadoras do corpo na dança. Enquanto formação, pretende acionar outras maneiras de coletiviz
ar em dança favorecendo uma atmosfera democrática de aprendizagem.
Mediação: Daniela Amoroso. Assistência: Luzinete Silva. Produção: Neila Doria.



14h às 15h30 (Lar Juvenil Salesiano)

Workshop Selvagem - Práticas para mover e criar juntes (PI)

SINOPSE
Nesta oficina serão trabalhadas estratégias de mover e criar em grupo, em co-responsabilidade e parceria, a partir do estudo de partes do corpo, pesos e apoios.
Mediação: Janaína Lobo. Assistência: Lélis Andrade. Produção: Neila Dóra


14h às 15h30 (Ribeirão Bonito)

Workshop Selvagem – Dança Interna (PE)

SINOPSE
A oficina visa trabalhar a dança afro como tecnologia ancestral, buscando a consciência do movimento interno, corporificando vivencias do cotidiano. Onde tods estaremos trazendo para o corpo, memorias pertencentes e criando relações autoetnograficas no espaço e tempo. É tanto acontecendo ao nosso redor que não conseguimos ultrapassar alguns questionamentos e paredes que nos envolvem internamente. Muitos "porquês" de uma história que começou antes mesmo de acontecer.
Mediação: Eliza Oliver (PE) Assistência: Sol Negro e Victor Ferrari. Produção: André Vitor Brandão.


14h às 15h30 (Matão)

Workshop Selvagem – CorpoMemória (PE)

SINOPSE
Nhaiiii, meu povo S2 vambora pro fecho do workshop "CorpoMemória", que visa investigar o resgate de lembranças vivas, esquecidas ou apagadas da nossa infância . Como podemos corporificar cheiros, texturas, pessoas e momentos? Como uma coisa simples e cotidiana como a memória pode ser material de cena e como criamos novas tecnologias com objetos inesperados? O que o corpo da sua infância pode te oferecer enquanto movimento? Essas e outras perguntas responderemos na oficina? Talvez não, porém sim (rs) mas nunca se sabe :)))))).
Mediação: Tassio Tavares (PE). Assistência: Sol Negro e Victor Ferrari. Produção: André Vitor Brandão.


18h às 20h (Casa de Acolhimento LGBTQIA+ “Ricardo Corrêa da Silva)

Workshop Selvagem – Estudos para Vídeodança (SP)
(dias: 26, 27 e 28 de setembro)

SINOPSE: Descobrindo e criando Corpo/Câmera/Diversidade – Oficina para Conhecer e desenvolver a videodança através do corpo conectado a câmera com foco no diverso, no atual e contemporâneo.

A Casa de Acolhimento LGBTQIA+ “Ricardo Corrêa da Silva”, recém inaugurada, é a 1ª Casa pública de acolhimento a esta comunidade em todo território brasileiro. Coordenação: Lua de Lucas dos Santos Almeida.

Mediação: Denise Matta (SP). Assistência: Ahigor. Produção: Carol Gierwiatowski.


19h (Escola Municipal de Dança) – classificação indicativa (LIVRE)

Sessão Solene de Honra ao Mérito à Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”.

SINOPSE
A Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” é o sonho materializado de qualquer cidade. Ela é o coração pulsante, vibrante, de uma cidade que inspira arte e transborda transformação social. Uma escola que efetiva a frase: DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA! Por duas décadas, essa escola segue mudando as vidas de estudantes que ali estiveram e as/os/es que se chegarão.

O Decreto Legislativo nº 5/2022 que confere a honraria à Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” é de autoria da vereadora Fabi Virgílio.


Ciranda dos sonhos: Historiografias dançadas


SINOPSE
São 20 anos de trajetórias dançadas, a EMD se faz de várias, muitas, múltiplas histórias. Ela é como o Sonho, uma instituição que acolhe sonhadores e nas mais diversas linguagens permite que entendamos a nós mesmos e o mundo que nos entorna e nos permeia, mudando o curso de muitas vidas. Vamos “pronunciar mundos” esperançando juntos nesta grande ciranda de tantas mãos e vidas entrelaçadas. Dancemos a alteridade, os saberes, os afetos, a autonomia e a LIBERDADE. Vida longa à EMD!

Diretora Escolar: Vanessa C. C. de Santana. Coordenadora pedagógica: Lucia Krepski. Coordenadora técnica/artística: Geórgia Palomino. Educadores: Artes Visuais: Denise Ianusckievicz Torres e Maza Tidei. Audiovisual: Inaiá Braghini. Balé clássico: Liliana Jóia e Paula Delbon. Capoeira: Henrique Bisetto e Rodrigo Canela. Dança contemporânea: Ana Paula Picco e Renata Pestana. Danças Urbanas: Aline Escamilha, Janayna Marcatto e Vitor. Música: Priscila Lopes e Renato Cabrini. Sapateado: Aline Escamilha, Janayna Marcatto e Vivian Tavares. Teatro: Dani Lázaro e Pamela Pires. Agente administrativo: Rosemara Alves Penha. Agentes educacionais: Ivani Rocha, Lilian Pirolla e Nelma Falcoski. Agente escolar: Lidiane Sant’anna Campos. Agente operacional: Adriana Cristina Veltri, Fábio Cesar Marcelino. Agente social: Maria de Lourdes Peres Tossato, Marisa dos Santos Antônio, Marco Túlio da Silva Ferreira, Tiago Miguel Mendes. Serviços gerais: Maria Lúcia Gonçalves de Brito. Zeladora: Telma Suely da Silva. Foto: Inaiá Braghini.


NINA – Tudo precisa mudar

SINOPSE
O Núcleo de Formados e Formandos da Escola Municipal de Dança teve a pré-estreia do espetáculo Nina em novembro de 2019, na Semana da Consciência Negra, na expectativa de estreia em 2020, mas com a pandemia, esse projeto teve que ser adiado. Temos o imenso prazer em retomá-lo para a atual edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara. O espetáculo presta uma homenagem à cantora norte-americana Nina Simone e toda a sua luta contra o racismo.

Concepção, direção e coreografia: Carlos Fonseca. Edição de áudio e vídeo: Eliézer Santos. Foto: Inaiá Braghini. Elenco: Ana Júlia Soares, Ana Luiza de Miranda Teodoro, Bárbara Laize Pinha, Bárbara Moretto Ferreira, Bianca Caroline Vassalo Silvério, Carolina Vega, Cecília Bertolucci Schimitd, Ellyn Lago Paulino, Hiádine Tassiane Corrêa, Isabelle Aparecida Dos Santos, João Pedro Ferreira, José Emanuel Saraiva Dos Santos, Júlia Ferreira Correia, Julia Helen Leopoldo, Maria Eduarda Stock Pachiega, Marina Caroline Luiz Antonio, Matheus Silva, Poliana Almeida Jacob, Rakelli nataly da Silva, Rodrigo Calvanese Canela, Samiry Stefany da Silva, Vinicius Eduardo Rocha da Silva Nero e Vitória da Silva Jovino.

bottom of page