top of page

Voltar

01 a 17/04/2021

Festival de Artes Híbridas

LOCAL

Online 

SOBRE O EVENTO

Com programação composta por apresentações, micro residências, palestras-performances e ações formativas, o Festival de Artes Híbridas pretende investigar, refletir e estimular manifestações artísticas transdisciplinares, que fundem linguagens, cruzam áreas do conhecimento e proporcionam experiências a partir de diferentes saberes, com interesse em práticas e pesquisas que borram as fronteiras entre o teatro, dança, performance, música, literatura, fotografia, audiovisual e novas mídias. 

O festival nasce com a intenção de evidenciar a diversidade na diferença, buscando o diálogo entre artistas de diversas áreas do conhecimento, no que diz respeito à miscigenação de linguagens, metodologias, práticas e procedimentos. Diante da onda conservadora que assola o país e da dificuldade de diálogo entre as diferenças, acreditamos que a criação conecta-se com múltiplas formas de reconstruir esses diálogos, possibilitando o envolvimento com outros modos de pensar.

Voltado, exclusivamente, para artistas da Região Metropolitana de Sorocaba, o festival será realizado de forma remota, entre os dias 1 e 17 de abril de 2021, com toda a programação transmitida neste site e nas redes sociais do projeto. A programação será dividida em quatro eixos:

OLHARES DA CENA CONTEMPORÂNEA – Este braço do projeto conta com 10 (dez) debates / palestras-performances entre artistas da Região Metropolitana de Sorocaba e de alguma região da cidade, do estado ou país, visando a troca de experiências a partir de diferentes perspectivas, vivências e olhares para pesquisas e produções artísticas contemporâneas, com características transdisciplinares. A programação completa será divulgada em breve.

INCUBADORA DE ESTUDOS PERFORMATIVOS – Esta frente educativa, no formato de micro residência remota, selecionará 10 (dez) artistas para desenvolver projetos artísticos, remunerados, com orientação de profissionais da região metropolitana de Sorocaba, além de três artistas-professoras(es)-pesquisadoras(es).

MOSTRA DE ARTES HÍBRIDAS – A Mostra de Artes Híbridas  selecionará e premiará, por meio de edital de chamamento, 30 (trinta) propostas de experimentos artísticos em vídeo, com duração entre 3 (três) e 5 (cinco) minutos, a partir das questões e investigações propostas neste projeto. Os trabalhos serão exibidos no website do festival, em plataformas virtuais e redes sociais das(os) artistas selecionadas(os). Cada proposta selecionada será premiada com o valor de R$1.000,00 (Mil Reais).

AÇÕES FORMATIVAS – Esta ação pretende selecionar e premiar 30 (trinta) propostas de ações formativas de caráter cultural, com duração entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) minutos, com o intuito de compartilhar conhecimentos e saberes de artistas, grupos e coletivos culturais, exclusivamente, da Região Metropolitana de Sorocaba. As ações serão selecionadas por meio de edital público de chamamento, através do envio de proposta escrita, e mini currículo do proponente. Todas as ações serão exibidas no site do festival e nas redes sociais das(os) artistas selecionadas(os). Entendemos por ações formativas atividades como debates, palestras, oficinas, workshops, compartilhamento de processos criativos e outras formas de troca de conhecimentos e saberes de artistas, grupos e coletivos culturais, com enfoque em práticas e pesquisas que transitem entre as diversas áreas artísticas. Cada proposta selecionada será premiada com o valor de R$500,00 (Quinhentos Reais).

Com enfoque em práticas e pesquisas que borram as fronteiras entre o teatro, dança, performance, música, literatura, fotografia, audiovisual e novas mídias, todas as atividades do festival visam provocar a reflexão, oxigenar, estimular e compartilhar pesquisas prático-teóricas, trabalhos autorais relacionados aos estudos contemporâneos na cena, suas epistemologias transdisciplinares, seus estudos críticos/analíticos sobre questões relacionadas aos procedimentos, exercícios de composições cênicas e seus desdobramentos por meio da valorização de estéticas, diversidades poéticas e políticas, ampliando o horizonte de leituras provenientes dos ambientes socioculturais dos participantes e do público.

bottom of page