clipagem1.png

"o Grupo Gestus possui um trabalho que divulga e promove encontros com artistas e instituições ligadas à pesquisa em dança.​"

Na cidade de Araraquara/ São Paulo/ Brasil, o Grupo Gestus foi formado inicialmente por bailarino.as que, insatisfeito.as com os padrões tradicionais de ensino em academias de dança e que construíram um núcleo artístico de pesquisa e desenvolvimento criativo, vislumbrando uma nova forma de organização para a dança em Araraquara.

O nome surgiu a partir do conceito brechtniano de 'gestus social'. Dirigido desde a sua criação por Gilsamara Moura, o Grupo Gestus possui um trabalho que divulga e promove encontros com artistas e instituições ligadas à pesquisa em dança.​

clipagem2.png

"Inaugurou uma nova trajetória de ações coletivas e colaborativas"

Em 2006, Inaugurou uma nova trajetória de ações coletivas e colaborativas, a partir de pesquisas de cunho ativista (Artivismo) , colocando em foco uma das suas principais metas que é fortalecer ambientes de troca e intercâmbio.

Em 2007, o grupo teve o patrocínio exclusivo da empresa LUPO, via lei de incentivo fiscal do Governo Federal, lei Rouanet, que possibilitou a produção e circulação nacional e internacional de projetos desenvolvidos pelo Gestus.

clipagem3.png

"Apresentou-se em inúmeros eventos, festivais e encontros no Brasil"

Na sua trajetória, foi agraciado pelos prêmios Encena Brasil/2002, Caravana Funarte/2004, Klauss Vianna de Dança/2007 e outros.

Apresentou-se em inúmeros eventos e salas no Brasil, dentre elas: Festival Internacional de Dança de Araraquara, Bienal SESC de Dança de Santos, Festival de Dança de Araraquara, Circuito 1, 2, 3 Petrobrás, Circuito SESI de Dança, Itinerância SESC, Teatro Municipal de São Paulo, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Espaço Ambiente de Belo Horizonte, Galeria Olido de São Paulo, Espaço Quasar em Goiânia, Solar Boa Vista e Teatro do Movimento em Salvador, entre outros.​

clipagem4.png

"Participou de diversos encontros e festivais internacionais de Dança"

Participou de diversos encontros e festivais internacionais de Dança em países como Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Paraguai, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, França, Itália, México e Portugal. 

Integrou o projeto de residência artística internacional IPL/2008 e participou do projeto de cooperação internacional “Fronteiras”, ambos em Lima-Peru. 

Co-produz o Festival Internacional de Dança de Araraquara/ São Paulo, Fronteiras Brasil e ORIzzontale: incontri per estar, em Bréscia/ Itália. 

O Gestus é coletivo, é ação!

edi%C3%A7%C3%A3o-para-site_edited.jpg

Uma história construída  

de forma colaborativa

edi%C3%A7%C3%A3o-para-site_edited.jpg

“Grupo Gestus é movimento, é garra, é atitude, é palco, é arte, é vida”

Gambelli

edi%C3%A7%C3%A3o-para-site_edited.jpg

Leonice Molers

Mãe da Gilsamara Moura

“Gestus 30 anos, Gestus eu vi nascer, e sempre com muita emoção e querendo contribuir com o meu entusiasmo, acompanhei os estudos, os ensaios, palpitando sempre sobre os figurinos e outras coisas, de cada espetáculo. Sempre estive lá, aplaudindo, aplaudindo e aplaudindo. “