clipagem1.png

"o Grupo Gestus possui um trabalho que divulga e promove encontros com artistas e instituições ligadas à pesquisa em dança.​"

Na cidade de Araraquara/ São Paulo/ Brasil, o Grupo Gestus foi formado inicialmente por bailarino.as que, insatisfeito.as com os padrões tradicionais de ensino em academias de dança e que construíram um núcleo artístico de pesquisa e desenvolvimento criativo, vislumbrando uma nova forma de organização para a dança em Araraquara.

O nome surgiu a partir do conceito brechtniano de 'gestus social'. Dirigido desde a sua criação por Gilsamara Moura, o Grupo Gestus possui um trabalho que divulga e promove encontros com artistas e instituições ligadas à pesquisa em dança.​

clipagem2.png

"Inaugurou uma nova trajetória de ações coletivas e colaborativas"

Em 2006, Inaugurou uma nova trajetória de ações coletivas e colaborativas, a partir de pesquisas de cunho ativista (Artivismo) , colocando em foco uma das suas principais metas que é fortalecer ambientes de troca e intercâmbio.

Em 2007, o grupo teve o patrocínio exclusivo da empresa LUPO, via lei de incentivo fiscal do Governo Federal, lei Rouanet, que possibilitou a produção e circulação nacional e internacional de projetos desenvolvidos pelo Gestus.

clipagem3.png

"Apresentou-se em inúmeros eventos, festivais e encontros no Brasil"

Na sua trajetória, foi agraciado pelos prêmios Encena Brasil/2002, Caravana Funarte/2004, Klauss Vianna de Dança/2007 e outros.

Apresentou-se em inúmeros eventos e salas no Brasil, dentre elas: Festival Internacional de Dança de Araraquara, Bienal SESC de Dança de Santos, Festival de Dança de Araraquara, Circuito 1, 2, 3 Petrobrás, Circuito SESI de Dança, Itinerância SESC, Teatro Municipal de São Paulo, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Espaço Ambiente de Belo Horizonte, Galeria Olido de São Paulo, Espaço Quasar em Goiânia, Solar Boa Vista e Teatro do Movimento em Salvador, entre outros.​

clipagem4.png

"Participou de diversos encontros e festivais internacionais de Dança"

Participou de diversos encontros e festivais internacionais de Dança em países como Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Paraguai, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, França, Itália, México e Portugal. 

Integrou o projeto de residência artística internacional IPL/2008 e participou do projeto de cooperação internacional “Fronteiras”, ambos em Lima-Peru. 

Co-produz o Festival Internacional de Dança de Araraquara/ São Paulo, Fronteiras Brasil e ORIzzontale: incontri per estar, em Bréscia/ Itália. 

O Gestus é coletivo, é ação!

edi%C3%A7%C3%A3o-para-site_edited.jpg
  • Danilo Santos de Miranda

    Diretor do SESC SP

    “...trata-se de um feito extraordinário, é algo muito raro de acontecer e muito nos engrandece, muito nos enaltece como lugar onde a Dança tem um papel significativo e importante...”

  • Edinho Silva

    Prefeito da cidade de Araraquara - SP

    “...o Grupo Gestus foi um dos principais formuladores, pensadores da cultura em Araraquara, não só da Dança, por meio do Grupo Gestus, a cultura de Araraquara foi pensada, repensada e organizada... "

  • Vanilton Lakka

    Professor de dança da UFU - MG

    “...30 anos de muito trabalho, persistência e de criação em Dança nesse país. Parabéns ao grupo, parabéns á Gilsa e parabéns para todo mundo que tem a história do Gestus encarnada na sua própria história, como eu."

  • Carlos Fonseca

    Professor de Dança da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira - SP

    “...a Sagração da Primavera, foi uma prova, de que o Gestus veio para revolucionar, pra transformar a cidade de Araraquara, coloca-la no cenário nacional e internacional da Dança...”

Uma história construída  

de forma colaborativa

edi%C3%A7%C3%A3o-para-site_edited.jpg
  • Kranya Victoria Díaz Serrano

    Professora Doutora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP

    “... O Gestus transcendia os contornos da Dança, ocupando espaços de múltiplas funcionalidades. A dança em Araraquara conquistava o valor da sua especificidade e o Gestus era protagonista dessas ações...”

  • Claudinei Garcia

    Bailarino e Professor na Dancenter Arte - Portugal

    “...A Gilsamara e o Gestus foi que me deram a primeira oportunidade para coreografar, e foi minha primeira vez que eu ganhei um prêmio como coreógrafo...”

  • Luzinete Silva

    Artista da Dança do Grupo Gestus e Grupo Embalanço - SP

    “...eu subi tantos degraus, em diferentes instâncias da minha vida, eu só posso ser grata, eu só posso dizer: obrigada Gestus! Que bom! Que você existe e resiste, que bom que conheci todos vocês, que bom que a vida ainda me permite fazer parte dele...”

  • Fábio Costa

    Artista da Dança no Gestus- SP

    “...me abriu as portas para o mundo da arte,  para o mundo da vida, foram 15 países, o brasil todo, e sempre levando Araraquara e o grupo da onde tudo começou...”

  • Nicolas Fernandes

    Artista , professor e produtor em Dança do Gestus e do Grupo Camaleão/MG - SP

    “ ... sou integrante do Grupo Gestus desde meu 15 anos de idade... ... atualmente trabalho com Dança, dou aula em projeto social, então eu fico muito feliz e agradecer a tudo que aprendi e tudo que aprendo com o grupo Gestus. Eu posso dizer assim que eu vivo da Dança...”

  • Weber Fonseca

    Ator, diretor, produtor e ativista LGBTIA+ - SP

    “...Eu estive lá no primeiro espetáculo do Grupo Gestus, há 30 anos, e tenho uma memória muito forte afetiva dos ensaios e da apresentação em si no IEPA...  Eu jamais podia imaginar que anos depois  eu estaria tão envolvido com a Dança como ainda sou até hoje...”

  • Gilson Almeida

    Professor de educação física e Mestre de Capoeira - SP

    “...nessa dinâmica com as aulas de capoeira com a dança contemporânea, eu aprendi muito, aprendi muito com relação a criação do movimento e isso fez muita diferença em minhas aulas... “

  • Angela Jacobino

    Fisioterapeuta - Portugal

    “...Toda vez que eu penso em vocês, eu penso que vocês são parte de um movimento , de um coletivo, que vocês sempre trabalharam no coletivo para o coletivo...”

  • Victor Antônio

    Motorista do Gestus

    “...No decorrer do tempo, participei de inúmeras apresentações, e ao final sentíamos aplausos calorosos e emocionantes pela apresentação desse grupo. Agora, ao comemora três décadas de sucesso reconhecidos não só no Brasil, mas também em países da América do Sul, dos Estados Unidos, da Europa, sucessos que foram construídos com muito trabalho e dedicação, com muito amor a Dança e ao teatro...”

“Grupo Gestus é movimento, é garra, é atitude, é palco, é arte, é vida”

Gambelli

edi%C3%A7%C3%A3o-para-site_edited.jpg

Leonice Molers

Mãe da Gilsamara Moura

“Gestus 30 anos, Gestus eu vi nascer, e sempre com muita emoção e querendo contribuir com o meu entusiasmo, acompanhei os estudos, os ensaios, palpitando sempre sobre os figurinos e outras coisas, de cada espetáculo. Sempre estive lá, aplaudindo, aplaudindo e aplaudindo. “

  • Aline Viveiro

    Coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade Nacional Autónoma - México 

    “...Parabéns por transformar corpos, mentes, histórias de vida. Quem participou sabe, que esse grupo fez muita diferença. vamos pôr mais 30 anos, obrigado por tanto.”

  • Pablo Lozano

    Artista da Dança  do Gestus e em diversas companhias  internacionais

    “Gestus, onde nasci, cresci, de onde vim. Está na minha essência. “

  • Erica Petroni

    Fisioterapeuta e Artista da Dança  do Gestus - SP

    “O fuxico era alegre, ele retratava memorias, lembranças. a gente começava fuxicando no palco, tinha uma cena, em que tinha uma projeção de umas senhorinhas que elas ficavam bordando o fuxico enquanto elas conversavam. Foi o espetáculo em comemoração dos 10 anos do Gestus. A gente terminada em uma grande roda, todos de mãos dadas.”

  • Facebook
  • @grupo.gestus

©‎Grupo Gestus | Desenvolvido por Índio Medeiros