top of page

Agenda

LOCAL

Araraquara/SP

SOBRE O EVENTO

Como idealizadora do Festival de Dança de Araraquara em 2001 e atual curadora do Festival Internacional de Dança de Araraquara desde 2017, tenho repensado, a cada edição, como construir e reencantar este espaço com escuta e rigor. Desde a retomada em 2017, propus eixos (Aracoara / Morada do Sol / Buraco de Arara / Sem Eixo) cujas ações que os compõem, se complementam entre si. Se 3 conceitos pautaram a curadoria na edição passada (Dança como Protagonista / Dança Contra-Hegemônica / Dança nos Diálogos Sul-Sul), agora em 2019, sinto que chegou a hora de olhar para a cidade de uma maneira mais expansiva, delicada, carinhosa e disseminar o amor por ela em forma de Arte. 

 
Para o ano de 2019, proponho então uma curadoria pautada no conceito CORAZONAR que expõe uma simplicidade rara, sutil e poderosa. As atividades realizadas no Festival serão novamente distribuídas em 4 eixos (Aracoara, Morada do Sol, Buraco de Arara, Sem Eixo) que incluirão mini-residências, ações formativas, espetáculos, oficinas, lounge para encontros e debates, noite preta, noite LGBTTQAI+, noite feminista, baile queer, ócio criativo / experimentos. A novidade este ano está também no Evento Colateral que diz respeito à criação de uma Plataforma Virtual de Dança gestionada por formandxs da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e aberta a todxs interessadxs. 

 
Assim como o conceito Corazonar na cosmovisão indígena dos povos Kitu Kara do  Equador, a proposta curatorial do Festival 2019 visa proporcionar espaços de colheita de saberes e sentimentos, pensar e sentir juntos, experimentar o híbrido alquímico – emoções / afetos / razões, transformar o ócio em criatividade por meio da Arte que produzimos nas ruas, nas salas de aula, nos teatros, nos espaços alternativos e convencionais. 

 
Bemvindxs ao Festival que cheira à laranja, dendê, lavanda, mimosa, palo santo...

Gilsamara Moura

PROGRAMAÇÃO

Idealização, Coordenação, Produção e Curadora

 Gilsamara Moura.


Assistente de produção e curadoria 

Douglas Emilio.


Apoio técnico/ logístico

 Ricardo Portari, Sabrina Kelly, Cíntia Mitie Sadoyama,

Nicolas Fernandes, Geórgia Palomino, Carlos Fonseca,

Ivanise de Carlo, Angela Jacobino, Wendy Moretti, Felipe Alduina.

 


Realização

Prefeitura Municipal de Araraquara, Secretaria de Cultura de Araraquara, FUNDART,

Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal de Dança de Araraquara “Iracema Nogueira”,

Casa da Cultura “Luís Antônio Martinez Correa”, Universidade Federal da Bahia-UFBA.
 

Parceria 

SESC Araraquara

Apoio:

Secretaria de Cultura e Turismo de Américo Brasiliense, Academia Art
Dance, Max Salada, NHM (Novo Hotel Municipal), Grupo Gestus, Plant Art,
GUAPO, Oficina das Meninas


Agradecimentos 

A todxs que colaboram, torcem, participam, mobilizam e acreditam.

0028.jpg

Festival Internacional de Dança de Araraquara 2019

bottom of page