©‎2019 GRUPO GESTUS | Co-desenvolvido com Índio Medeiros

Voltar

07/06/2018

Espetáculo Braseiros e Canaviais

1/1

LOCAL

Equador

SOBRE O EVENTO

8 de junho

Exposição final Residência Artística DIÁLOGOS DEL SUR, BRASIL / EQUADOR, LABORATORIO UARTES THEATER (CAMPUS SUR)

 

ENTRADA LIVRE

HORA: 19H00

 

A residência artística DIÁLOGOS DEL SUR, BRASIL / EQUADOR, chega ao fim nesta segunda-feira com uma exposição cênica aberta ao público e com entrada franca, além da exposição do grupo Gestus.

 

MOSTRAR: BRASEIROS E CANAVIAIS

 

GRUPO GESTUS:

 

Inspirado por imagens, poética e estética das figuras rurais dos campos de cana interior e figuras presentes em comunidades e favelas dos grandes centros urbanos do Brasil.

 

O que precede o corte de cana-de-açúcar nos canaviais de várias regiões do país? São os "queimados", muitas vezes utilizados como estratégia para facilitar a colheita da cana.

 

O que precede a grande "queima" nos centros urbanos das cidades brasileiras? Eles são os chifres para queimar roupas, também usados ​​como arquivos humanos em chamas.

Brilho significa, nesse contexto, queimar o canudo, respirar fuligem, queimar o corpo de cana-de-beterraba, fazer carvão e afinar foices e cintas para reinvindicações sócio-político-culturais. São imagens que os bailarinos-intérpretes repreendem, por exemplo, às reinvindicações sociais, como o direito à moradia e aos latifúndios.

 

Criação e Interpretação: Gilsamara Moura MOURA E DENNY NEVES

 

Figurinos: Denny Neves

Textos: Gilsamara Moura

Grupo de Pesquisa: ÁGORA - formas de estar na dança (Universidade Federal da Bahia)

Produção: GRUPO GESTUS

LINKS