Voltar

09/07/2021

Jornada Pedagógica – Centro de formação em Artes (CFA)

Jornada Pedagógica – Centro de formação em Artes (CFA)
Jornada Pedagógica – Centro de formação em Artes (CFA)

press to zoom
Jornada Pedagógica – Centro de formação em Artes (CFA)
Jornada Pedagógica – Centro de formação em Artes (CFA)

press to zoom
1/1

LOCAL

Online - Google Meet
Horário -  9h às 17h30

SOBRE O EVENTO

Com uma programação voltada para educadores, técnicos e coordenadores, o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (CFA/Funceb) realiza a Jornada Pedagógica 2021.2 nos dias 8 e 9 de julho. As atividades acontecerão em ambiente virtual através da plataforma Google Meet.

 

O Diretor do CFA, Jacson do Espírito Santo fala sobre a importância da programação: "O contexto pandêmico trouxe inúmeros desafios para os processos artísticos pedagógicos em toda a esfera da Educação, no Centro de Formação em Artes não foi diferente. Esse cenário implicou a instituição na revisão imediata dos seus marcos pedagógicos e formatos de ensino, passamos a assumir o ensino híbrido em 2020. Toda a comunidade escolar teve que correr para se adaptar a essas mudanças; técnicos, professores, estudantes e familiares".

 

A programação começa no dia 8 com abertura institucional onde o Diretor do CFA e o Vice-diretor da Escola de Dança da Funceb, Júnior Oliveira, falarão os principais objetivos deste encontro, além das ações e perspectivas de atuação para o segundo semestre de 2021. Após, o diretor do CFA fará a palestra "O ensino híbrido no Centro de Formação em Artes".

 

No dia seguinte (09/07), a programação inicia com a Professora Doutora Gilsamara Moura falando sobre os "Desafios nos processos de ensino e aprendizagem na formação em Dança diante do contexto pandêmico". Gilsamara é artista de dança, curadora e consultora de projetos culturais. Também é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Dança (PPGDança), do Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia.

 

Já nos turnos vespertinos dos dias da Jornada do CFA acontecem os Seminários Pedagógicos. Serão apresentações dos planos de cursos dos Professores do Centro de Formação em Artes da Escola de Dança da Funceb. O diretor do CFA, Jacson do Espírito Santo, ressalta que desde 2017 a instituição trabalha na digitalização dos processos administrativos e pedagógicos, ação que está assegurada com a implantação do sistema online de gestão pedagógica do CFA em 2020. "Essa ferramenta potencializará a oferta, tramitação de serviços e difusão das ações formativas. A próxima novidade é a implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do CFA, uma plataforma que contribuirá na descentralização da proposta pedagógica da instituição em todo o estado", diz. http://www.fundacaocultural.ba.gov.br 3/8/2021 22:18:28 - 1

 

Sobre a importância da participação de todo o corpo institucional do Centro de Formação em Artes na programação, o diretor destaca "a Jornada Pedagógica tem um papel importante na reflexão do contexto complexo que estamos vivendo, com especial atenção às relações afetivas e emocionais de toda a comunidade. Não basta apenas compreender as ferramentas e conexões, nosso maior esforço, neste momento, é em constituir processos formativos humanitários, experiências que fortaleçam a esperança no devir".

 

Fundação Cultural do Estado da Bahia
Centro de Formação em Artes