©‎2019 GRUPO GESTUS | Co-desenvolvido com Índio Medeiros

Voltar

12/05/2016

Gilsamara Moura ministra oficina e palestra no Encontro das Graduações em Dança

1/1

LOCAL

Porto Alegre-RS

SOBRE O EVENTO

O Encontro é uma parceria entre os Cursos de Graduação em Dança das universidades do RS; estabelece uma rede entre professores, alunos, egressos, profissionais e comunidade. Cada edição é organizada por um curso, sediado em uma instituição diferente, como forma de fomentar essa parceria. Na sua V edição, o Encontro é sediado na UFRGS e se junta ao Salão de Dança, o qual está em sua VIII edição. A união dos dois eventos é uma tentativa de agregar forças, uma vez que ambos têm propósitos similares.

Como temática do evento, sentimos a necessidade de discutir a questão do mercado de trabalho em dança e o que estamos chamado de “cultura da gratuidade”. Primeiro, porque as graduações de dança - após 18 anos da primeira graduação em dança ser implantada no RS - tem formado profissionais para o mercado de trabalho. Dessa maneira é preciso um olhar mais atento para isso. Segundo, porque constantemente há uma demanda de trabalho não remunerado ou mal remunerado para a dança. A proposta não é defender ou combater a gratuidade, mas levantar questões e problematizar o que vem se desenvolvendo a partir dessas perspectivas.



- Como a gratuidade de cursos, oficinas e espetáculos reverbera nos beneficiários?
- Como a educação em dança tem abordado a ética e o respeito no campo de trabalho da dança?
- Como a aula pode ser um possível ponto de partida para a construção de uma ética em dança?
- Como a contrapartida dos projetos culturais financiados tem sido exigida e efetivada?
- Com a criação de cursos universitários gratuitos em dança, que responsabilidade há na ocupação de uma vaga pública?
- Como a dança é percebida e validada pela comunidade e pelo público em geral?
- Qual a responsabilidade do artista na mediação da obra com público?
- Como potencializar o fator socialmente transformador da dança e validá-lo como agente de mudança?
- Como estamos percebendo a ideia da dança como trabalho nas comunidades que estamos atuando?

14:00 – 15:30 Oficina I - Dra. Gilsamara Moura (UFBA)

"Diálogo Mestiço - encontros e compartilhamentos"

Sinopse: A Dança Contemporânea pode ser tratada como uma das danças mais democráticas que existem; ela permite contemplar em sua metodologia corpos, etnias, conceitos completamente diversos. Diálogo Mestiço tem como proposta trabalhar com corpos, concepções e pensamentos diversos, configurando um ambiente híbrido. Nesse ambiente o participante poderá experimentar criação individual e coletiva, composição cênica e coreográfica; elaborar experimentações criativas. Essas experimentações estarão permeadas por discussões a respeito de processo e produto, teoria e prática, projeto artístico e projeto acadêmico, entre outros.

Link de inscrições: 

http://www.ufrgs.br/esef/eventos/login/eventos.php?acao=confirmarInscricao&evento=vegdrs

Total 50 vagas.

18:00  Palestra com Dra. Gilsamara Moura (UFBA)

"Texturas afetivas de nossa dança"

Sinopse: A palestra irá apresentar uma espécie de árvore genealógica da vidadança da convidada, relacionando com os lugares ocupados como bailarina, coreógrafa, gestora pública, coordenadora artística, diretora de grupo, professora universitária. Dentre os temas a serem abordados, "a cultura da gratuidade”, além das experiências que nutrem os atuais estudos da pesquisadora como: modos de organização em dança, neurônios-espelho e ação cognitiva do corpo que dança e suas implicações políticas.

Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS

LINKS