©‎2019 GRUPO GESTUS | Co-desenvolvido com Índio Medeiros

Voltar

17/05/2018

Encontro – Dispositivos de improvisação em dança. Com Alejandro Ahmed e Gilsamara Moura.

1/1

LOCAL

Sala de Dança do Porto Iracema das Artes - Fortaleza/Ceará

SOBRE O EVENTO

Na 4° Ação do projeto Temporal o grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço, e seu braço de extensão Conectivo Nozes, abrem as portas de seu encontro de estudos para receber dois convidados.  Alejandro Ahmed e Gilsamara Moura compartilharão os modos como provocam, acionam e articulam dispositivos de improvisação para criação em dança em suas produções artísticas. Estão todos convidados!

Alejandro Ahmed:


Coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Seu trabalho como coreógrafo surgiu de forma autodidata, respondendo à necessidade que possuía de integrar a maneira como pensava o mundo e a dança que experimentava. Junto ao Cena 11, promoveu o desenvolvimento de uma técnica que objetiva produzir uma dança em função do corpo. Um corpo capaz de processar melhor as idéias contidas na movimentação. Esta técnica foi nomeada de “percepção física” e é um dos pontos que estrutura o trabalho de Alejandro Ahmed. Seu olhar sempre esteve voltado para os limites do corpo e as possibilidades que este propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este “outro” um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.

Gilsamara Moura:


Artista da Dança, gestora, curadora e coreógrafa. Doutora em Comunicação e Semiótica (Políticas Públicas em Dança). Mestre em Comunicação e Semiótica (Literatura e Dança). Professora da Escola de Dança e Programas de Pós-Graduação em Dança e em Artes Cênicas (UFBA). ​Curadora e coordenadora do ​Festival Internacional de Dança de Araraquara​/SP. Diretora do Grupo Gestus. Idealizadora dos projetos Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e Gestus Cidadãos. Professora convidada do Impulstanz- Vienna Internacional Dance Festival, desde 2012. Última criação: NINHO: casa(H)era (estréia Equador em junho de 2017).


Horário: 18h
Gratuito

LINKS