Estreia do vídeo do Festival Internacional de Dança de Araraquara - FIDA 2022: “Quando Insolentes Dançam”, dia 29 de abril de 2023, celebra o Dia Internacional da Dança.
Estreia do vídeo do Festival Internacional de Dança de Araraquara - FIDA 2022: “Quando Insolentes Dançam”, dia 29 de abril de 2023, celebra o Dia Internacional da Dança.
O Dia Internacional da Dança foi comemorado em Araraquara/SP/Brasil, com a estreia do vídeo produzido pelo documentarista Wisley Luiz, durante a 22ª Edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara: Quando Insolentes Dançam, “FIDA 2022”.
Importante registrar que o dia Internacional da Dança, 29 de abril, foi escolhida pois se comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um importante criador e coreógrafo. Porém, há de se considerar sempre que a data marca a luta constante desta área de conhecimento DANÇA, por respeito, por políticas públicas e por reconhecimento da profissão.
O vídeo almeja contribuir com as reflexões tão urgentes e necessárias do cotidiano da Dança.
A 22ª Edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara foi sem dúvida um grande evento e trouxe para Araraquara, entre tantos artistas incríveis, a curadoria do líder indígena, filósofo e escritor Ailton Krenak, junto à idealizadora do Festival, a araraquarense e atual vice-diretora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, Gilsamara Moura.
Criado em 2001, em Araraquara, o Festival Internacional mudou a cena da dança brasileira e tornou-se um dos festivais mais importantes do país. Para a edição de 2022, o FIDA se posicionou não somente como uma política pública efetiva, mas sobretudo, como um movimento de retomada, resistência e ativismo.
A programação do FIDA 2022 se delineou a partir de linguagens artísticas plurais: residências artísticas, workshops, mesas de debates e danças “selvagens”.
Espetáculos nacionais e internacionais integraram a programação, além de workshops que foram direcionados para pessoas da Fundação Casa, artistas locais e também para professoras/es de artes das escolas públicas. As mesas de debates seguiram a linha que acompanha o FIDA desde 2017: abordando questões sobre LGBTQIA+, relações étnico-raciais e indígenas.
Importante mencionar que a inspiração do FIDA 2022 “Quando insolentes dançam…”, foi uma homenagem à socióloga Pinar Selek - mulher turca exilada na França, ativista dos direitos humanos. “Esta inspiração foi compartilhada nessa curadoria como um farol, para que o amor pela liberdade seja sempre nosso estímulo na criação e nas políticas públicas de cultura”, escreveu Gilsamara Moura.
Gilsamara avalia que a parceria da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART, junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA) se intensifica a cada ano e promove ampliações nos modos de pensar e fortalecer as políticas públicas. “Em 2022, o FIDA foi contemplado pelo Edital RETOMADA SP, do Amigos da Arte / Juntos pela Cultura, Governo do Estado de SP, que possibilitou muitas ações. Também, o festival contou com a parceria cultural com o SESC Araraquara e a Fundação Casa.