top of page

Voltar

28/04/2021

Live celebra Dia Mundial da Dança

com presença de dois araraquarenses

LOCAL

Online - Zoom

SOBRE O EVENTO

O prefeito Edinho Silva e a bailarina Gilsamara Moura são convidados da live do dia 28 de abril, promovida pelo deputado baiano Marcelino Galo; políticas públicas para tempos de crise estão na pauta do encontro

 

Dia 29 de abril é comemorado o Dia Mundial da Dança e, para celebrar a data, será realizada a 8ª edição da "Semana da Dança", uma promoção do deputado estadual baiano Marcelino Galo (PT). Com o tema "Travessia em tempos sombrios – como a Dança segue criando?", o evento será realizado no dia 28 de abril (quarta-feira), de maneira digital pelo Zoom, a partir das 15 horas e é aberto a todos os interessados.

 

O prefeito Edinho Silva e a bailarina Gilsamara Moura (Escola de Dança da UFBA – Universidade Federal da Bahia) participam da mesa de debates, juntamente com Matias Santiago (bailarino, coreógrafo e professor de Dança), Cristina Castro (coreógrafa, diretora artística e gestora cultural), Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma) e Roselia Lobato (bailarina, atriz e professora de Dança do Instituto Federal do Maranhão).

 

Os convidados, de várias partes do país, devem discutir questões relacionadas à Dança, assim como políticas públicas para a Cultura. O prefeito Edinho Silva abordará a forma como vem lidando com a condução da Cultura nesse processo de crise sanitária instaurada no último ano (cabe destacar que a Secretaria Municipal da Cultura de Araraquara vem promovendo diversos editais a fim de dar suporte aos artistas locais).

 

"Teremos uma abordagem ampla nesse encontro, não necessariamente sendo uma pauta específica para bailarinos; iremos debater sobre os tempos atuais, as dificuldades e os desafios enfrentados e, claro, se há perspectiva para continuar dançando", aponta Gilsamara.

 

A Semana da Dança ocorre já desde 2013 na Assembleia Legislativa da Bahia, sendo uma realização conjunta da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia (que também trata da Cultura, por considerá-la parte das questões Socioambientais) com as escolas públicas estaduais e vários grupos de Dança e escolas de Dança da Bahia. Vale destacar que o deputado estadual Marcelino Galo é engenheiro agrônomo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia.

 

Desde 2013 a Semana da Dança ocupa a Assembleia Legislativa com mostra de Dança e uma sessão especial que debate as políticas públicas para a Dança. O prefeito Edinho Silva já participou de uma das edições, oportunidade em que a Sessão Especial ocorreu na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, exatamente pelo trabalho destacado realizado na área da Cultura no município de Araraquara, em especial na linguagem da Dança. 

 

Em 2020 a Semana da Dança não ocorreu por conta da pandemia. "Estamos retomando este ano com uma mesa de debates com a participação do prefeito Edinho Silva, exatamente pelo trabalho relevante na Cultura e nas Artes mesmo em tempos de pandemia. Estará presente também o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira. O objetivo é tratar desta travessia das artes em tempos sombrios. Como artistas estão interpretando suas dores, angústias e mesmo esperanças nestes tempos", finaliza Marcelino Galo. 

 

A live é gratuita e aberta a todos os interessados.

 

Serviço:

8ª Semana da Dança - Live com mesa de debates

Onde: Zoom

Quando: 28 de abril (quarta-feira)

Horário: 15 horas

 

Grátis

bottom of page