press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3

LOCAL

Online - Zoom

SOBRE O EVENTO

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

De 18 a 21 de novembro de 2021, TRAJETÓRIAS: FLUXOS QUE NOS INFORMAM | Ensaios Coreográficos: IV é a proposta que surge como quarto desdobramento do projeto que, em decorrência da pandemia, pela segunda vez desde 2020 acontece em formato virtual. A cada dia da programação, dois artistas e um provocador convivem e apresentam trechos e trabalhos gravados, a fim de estabelecer diálogos sobre as possibilidades de organização nas fronteiras virtuais de um artista do corpo – seja das artes visuais, dança, performance, teatro-dança ou vídeo-dança.


Nesta 4a edição, o projeto acolhe a ideia de que todo o mundo se conecta e se alimenta por meio de informações, e que a vida se expande pelo estabelecimento de redes. O próprio corpo processa as informações à medida que vivencia e explora as possibilidades do real. Nesse fluxo, a memória reside não apenas no cérebro, mas em cada uma de nossas células.


A proposta aqui é a de criar um ambiente virtual, focado nas artes do corpo, que revele as estratégias de permanência expostas nas trajetórias de diferentes artistas/pesquisadores, registrando suas especificidades e suas distintas temporalidades. Nosso interesse é apontar resíduos que informem conexões – ou rupturas – com diferentes linhagens artísticas, buscando compreender como algumas permanências se estabelecem na arte na larga escala temporal.


Para traçar um panorama nacional dos contornos delimitados por esta edição, convidamos mais uma vez artistas/professores/pesquisadores de regiões diversas do Brasil. Nossos convidados desta edição são Luis Ferron (SP), Cinthia Kunifas (Curitiba, PR), Gilsamara Moura (Araraquara, SP), Telma César (Maceió, AL), Elisio Pitta (SP/BA), Rui Moreira (Porto Alegre, RS), Carmen Luz (RJ), Silvia Moura (CE), e os provocadores Francisco Rider (AM), Elder Sereni (SP), Paula Salles (SP) e Leandro Souza (SP).


No limiar entre dança e performance, nossa intenção é estabelecer um diálogo entre teorias e práticas artísticas distintas, num processo pautado por relações entre poéticas artísticas e o deslocamento vital das possibilidades de reinvenção dos corpos.


Apresentações gratuitas via Zoom, com inscrições pelo Google Forms até o dia da apresentação. De quinta a sábado (18, 19 e 20/11), às 20h, e no domingo (21/11), às 18h | Veja toda programação no Teatro da USP