press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

LOCAL

Youtube

SOBRE O EVENTO

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Dança é o que não se fala, é o que vai além das palavras. Quando o verbo chega ao limite, o corpo fala. A dança é o que nos dá força, o que prevalece; é a necessidade de expressar, a paixão que nos move, e também de persistir, um gesto de resistência.

Vivemos o isolamento, a distância, o tempo parado, a ausência dos que partiram e o silêncio das cidades e dos teatros vazios. De Create in Freedom, sentimos este momento de reencontro e recuperações carregado de alegria e ansiedade, e ao mesmo tempo marcado por um tempo ausente, cindido, que se evaporou no decorrer do confinamento.

Esse tempo também é cheio de ausências, coisas perdidas, despedidas.

Milhares de vidas humanas morreram devido à doença, muitas mais devido à tristeza e outros impactos da pandemia. Nenhuma experiência passa pelos corpos que não deixe rastros, e nesta edição, vigésima de Create in Freedom, queremos reafirmar a vida e celebrar o encontro tornando presente, ou tendo em mente, o ausente.

Neste momento também pensamos na necessidade de melhorar e abrir novas oportunidades para a profissão, vislumbramos como viabilizar o direito a condições de trabalho dignas, a necessidade de espaços de gestão pública para promover a dança independente e a criação. Era assim que se formavam grupos, se formavam novos, as pessoas dançavam em casas, em pátios, em parques, em telas. A dança tornou-se possível de várias maneiras.

Hoje, aos poucos, estamos presentes em cena, voltando ao contato presencial e físico com o público.

Nesta 20ª edição do Create in Freedom queremos dar espaço e presença a quem se defendeu de corpo e alma para continuar a criar, gerar espaços e laços de energia para continuar a agir. A dança é verdadeira, porque o corpo está aí, o corpo dói e festeja, não mente. Nos tempos presentes e ausentes, a dança é a reafirmação da vida.


Neste encontro estão presentes: Cris Diniz da REDE SINERGIA de Festivais de Artes Cênicas, PID Mobilidade, Diretor do Festival Cristina Castro Festival VIVADANÇA (Br), Daniel Lattus Programador do Festival Internacional de Teatro FITZA Zicosur (Ch), Gilsamara Moura Dir . Festival Internacional de Dança de Araraquara (Br), Raúl Sansica Dir. Córdoba Mercosul Festival Internacional de Teatro (Ar)