Festival Panorama: Panorama Luto
Festival Panorama: Panorama Luto

press to zoom
Festival Panorama: Panorama Luto
Festival Panorama: Panorama Luto

press to zoom
Festival Panorama: Panorama Luto
Festival Panorama: Panorama Luto

press to zoom
Festival Panorama: Panorama Luto
Festival Panorama: Panorama Luto

press to zoom
1/3

LOCAL

YouTube

SOBRE O EVENTO

domingo, 13 de dezembro de 2020

A ação Panorama Luto é a forma de existir no Brasil de 2020 do Festival Panorama. Em 2019, numa carta-ato público, a direção artística do Festival decidiu não realizar o evento pela primeira vez desde 1992. Diante de nós, naquele momento, havia um buraco. A paisagem desde 2018 era a da mentira como política, do fascismo cotidiano, dos ataques à liberdade de expressão e à arte como valor fundamental de uma sociedade. Decidimos parar de dançar e olhar para o buraco. ​ Mas veio a pandemia e esse buraco virou uma cova. Gigante, interminável e marcada pela desigualdade. Neste buraco que virou cova, vamos ter em meados de dezembro 180 mil corpos brasileiros. Um buraco que virou uma montanha de corpos. A ação Panorama LUTO é a versão online do projeto Você tem um minuto para ouvir a palavra?, que já foi feito pelo Festival em várias cidades brasileiras desde 2018. Usando o dispositivo clássico de evangelização corpo-a-corpo, ocupamos espaços públicos para espalhar não uma Palavra com letra maiúscula – única, excludente e de um único livro _ mas todas as palavras, outras visões de mundo, que falem de liberdade, democracia, arte e esperança. Desta vez não estaremos corpo-a-corpo, mas manteremos o olho no olho. Seremos uma vigília de corpos que leem, entre os dias 12 e 14 de dezembro, ao vivo e online, lembrando todos os que se foram e celebrando os que ficaram. Leremos um segundo por cada vítima fatal da covid-19 no Brasil – leremos 50h com corpos e textos. Uma liturgia de luto, mas também de esperança. Luto substantivo e Luto verbo. Em mais de 200 textos/pessoas, leremos o que queremos partilhar com quem quiser ouvir. Nesta mesma janela virtual que nos manteve conectados nestes 9 meses de isolamento e dor, vamos nos encontrar para lembrar que poder ler e escolher o que ler é a base da democracia.


LENDO JUNTOS

O Panorama LUTO é uma iniciativa do Festival Panorama e só é possível com uma rede de parceiros realizadores no Brasil e no mundo. Esta ação vai usar trechos de obras e não terá uso comercial ou publicitário de nenhuma espécie. Todos os envolvidos neste projeto são voluntários.


LENDO PARA TODES

O Panorama LUTO terá autodescrição em todas as leituras, para o público cego. Terá também legendas automáticas em parte das leituras ao vivo e tradução também ao vivo de libras na maioria da transmissão.


Sobre o Festival Panorama

O Festival Panorama faz parte de importantes redes internacionais e nacionais de artes cênicas, como a Red SudAmericana de Danza, a Next Step, rede europeia financiada pela União Europeia que reúne mais de 10 dos mais prestigiados festivais de artes cênicas contemporâneos da Europa e a IETM, que reúne mais de 500 festivais, centros culturais, teatros e outros agentes das artes cênicas no mundo. No Brasil o Festival Panorama é membro fundador do Circuito de Festivais Internacionais de Dança e do Grupo de Festivais Internacionais do Rio.


Direção artística: Nayse López Direção de produção: Rafael Fernandes Coordenação de leituras: Sonia Sobral, Ricardo Marinelli, Mario Netto, Marcelo Evelin, Regina Veloso, Fabio Osório e Carla Lobo Comunicação: Erica Magni e Mario Netto Web Designer e Programação: Isa Colucci Transmissão da live: Alejandro Ahmed, Hedra Rockenbach, Andrea Capella e Luis Guilherme Guerreiro Comunicação e Imprensa : Palavra Assessoria em Comunicação Direção de arte e design: Bold _a design company Tradução LIBRAS: Juliana da Silva Richter, Priscila Mara Simões, Tiago Henrique Rissardi e Wagner Silva Machado Apoio Rede de Acessibilidade/Raffacult Andréa Chiesorin Fotografia: Felipe Duest