LOCAL
Araraquara
SOBRE O EVENTO
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
A 23ª edição do FIDA - Festival Internacional de Dança de Araraquara será realizada entre os dias 22 e 30 de setembro sob o tema “Dançar sonhos manifestos”, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, da APAA e da Escola de Governo.
O festival apresenta programação gratuita com atividades que focam em ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, com a curadoria compartilhada entre Ailton Krenak - liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras - e a artista-docente Gilsamara Moura - atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A abertura no próximo dia 22, sexta-feira, em Araraquara, será na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD). A partir das 18h30 haverá a chegança com Indígenas Kariri Xocó, seguido pelo cerimonial (19h) e pela apresentação do espetáculo "Opará, o rio de Rosa - uma viagem pelo velho Chico" com os alunos da EMD.
Antes da abertura oficial, no dia 21 o FIDA realiza o “Esquenta FIDA” em Matão, cidade vizinha de Araraquara, na Biblioteca Municipal de Matão, com a atividade “Conversa Selvagem”, composta por roda de Conversa e Toré (uma celebração de alegria das aldeias com dança em círculo e música), com Cacique Yradzu e Kariri Xocó, das 17h às 19h. O festival conta com mais atividades em Matão (confira no final da matéria).
No sábado (23) a programação tem início com a baiana Vânia Oliveira ministrando a ação formativa “Cena Preta Mulher” - Dança(s) de Blocos Afro, das 10 às 12h no Centro SP Afro; à tarde, às 16h, haverá o espetáculo infantil "Memórias de Carvalho" na convivência do SESC Araraquara. Uma Oficina de canto com Ayra Monteiro, do Projeto "Bora com Elas!" do Bonde das Batukera. será realizada às 18h no Palacete das Rosas; e à noite, a partir das 20h, no Quintal do Bigode, tem a Festa “FIDA - Dançar Sonhos Manifestos”, com Baile do Lima.
No domingo (24), além da “Cena Preta Mulher”, haverá das 11 às 15h um Encontro de Capoeira, com Sidarta Ribeiro, e também Feira de Artesanato Indígena e de Gastronomia no Parque do Basalto. São convidados do evento os grupos de capoeira de Araraquara: Geração do Quilombo, Sol da liberdade, Manifesto Capoeira, Abadá Capoeira e Pau Brasil.
Às 16h a programação segue na Praça Pedro de Toledo até às 20h, com a Feira Artesanato Indígena e Economia Criativa e Solidária, destacando: Roda de Samba de Coco "Canta e Pisa com Elas!" com o Bonde das Batukera (16h30), “Conversa Selvagem” com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro (17h), “Cena Preta” com Vânia Oliveira (19h). Finalizando a programação do domingo, na Praça das Bandeiras tem a Jam Session “Vem Dançar com a Gente” das 20 às 22h.
Segunda-feira (25) se inicia com duas Ações Formativas: “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI), na EMD das 9h30 às 11h30; e “Corpo Zero - Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil), no Senac Araraquara das 9 às 12h. Também, das 15 às 17h, a oficina “Dança: corpo e escrita criativa”, com João Paulo Lima (CE), será realizada no CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand. Na FCL-Unesp, à noite, serão realizados: a conferência "O que corazonamos com os sonhos?", com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro, no Anfiteatro B às 19h; e o ritual “Toré” com Kariri Xocó (AL/SP), no Espelho D'água às 21h.
Na terça-feira (26), além de “CO(u)RO Imaginário”, serão realizadas outras duas Ações Formativas: “Corpo Zero - Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil), no Senac Araraquara das 9 às 12h; e “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay), das 15 às 17h, na Art Dance Academia de Ballet. Na Fundação CASA, das 15 às 17h, os jovens contarão com a “Conversa Selvagem”, composta por Roda de Conversa e Toré, com Cacique Yradzu, Kariri Xocó (AL/SP).
A programação da noite de terça (26) conta com a apresentação dos espetáculos selecionados pelo edital transartístico: “Saída de Emergência", no Palacete das Rosas às 19h30; "Movendo Histórias Enegrecidas", em frente à Prefeitura às 20h30; e "Contraste", no Palacete às 21h. Por fim, a Sessão Maldita – também no Palacete, às 21h30 – apresenta o espetáculo "Devorar", com Ireno Júnior (PI).
A Ação Formativa “Corpo Zero” abre a programação da quarta-feira (27) no Senac Araraquara juntamente com uma apresentação "Como você me vê?", seguida por: oficina “Improvisação e Composição: Mover-Se e Ser Movido” (Dança Contemporânea), com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha), na EMD das 15h30 às 17h30; Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz; e dois espetáculos no Sesc Araraquara: "Carta aberta aos corpos não defs", com João Paulo Lima (CE-Brasil) e “Echo", com Rhys Dennis (Inglaterra).
O bailarino inglês Rhys Dennis abre a programação da quinta-feira (28) com a Oficina "O corpo fala mais alto", na EMD das 9h30 às 11h30; cedo no Senac também tem apresentação "Como você me vê?" e a Ação Formativa “Corpo Zero”; à tarde tem a Ação Formativa “Balé Contracolonial”. A Conversa Selvagem - Cena Indígena: "Corpo Território" será na EMD, das 15h30 às 17h30, com a participação de: Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), Flor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL).
Na noite de quinta, a partir das 20h, mais dois espetáculos serão apresentados no Teatro do Sesc Araraquara: "Inflexão", com os araraquarenses Luzinete Silva e Alexandre Julianetti e "Na beira do mundo. Do outro lado de mim", com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha) e Rafael Rocha (Brasil).
Na sexta-feira (29), as atividades se concentram na FCL – UNESP, com: a Conversa Selvagem - Cena Indígena: "Políticas, Medicinas e Danças da Floresta" em três horários no Anfiteatro B: das 10h às 13h; das 14h às 16h e das 16h às 18h. Às 19h tem Cena Insolente, com o espetáculo “M@ri - Forç@ Yanom@mi”, com Denny Neves e convidadas. As inscrições devem ser efetuadas pelo link: https://bit.ly/cena-indigena .
No último dia do FIDA, no sábado (30), a programação tem início no Quilombo Rosa com: Cena Indígena "Conhecimentos dos instrumentos de Poder com Cantos e Dança Toré", com Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL) e Aratamã Kariri Xocó (AL), às 10h. Depois, às 12h, tem apresentação o Grupo de Maracatu Sementes Crioulas. Das 14h às 17h, a Cena Insolente "Curadoria e artistas na América Latina - por uma ética da solidariedade" e "Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos" será realizada no Palacete das Rosas. A ideia é contar com a participação de público formado por artistas que devem estar munidos de seus projetos para serem apresentados aos curadores. Participam: Alejandra Díaz (Créar En Libertad/ Paraguay), Luís Alonso (FILTE/Brasil) e Adriana Banana (FID/Brasil), com mediação de Gilsamara Moura (FIDA/Brasil).
A apresentação de escolas, grupos e academias de dança de Araraquara e região será realizada às 17h no Teatro de Arena. Por fim, a partir das 20h no Sesc Araraquara acontece o “Bailixtranha”, com ênfase na cena trans, com Ballroom, desfile e DJs.
Vale destacar que, além das atividades do “Esquenta FIDA”, a vizinha Matão conta também com as seguintes atividades do FIDA: “Conversa Selvagem”, com uma Roda de Conversa e Toré com Cacique Yradzu e Kariri Xocó (AL/SP) na Biblioteca Municipal de Matão (dia 21, das 17 às 19h); espetáculo "Inflexão" com Luzinete Silva e Alexandre Julianetti (Araraquara-SP), na Casa Pipa (dia 23, às 20h); e com a Ação Formativa “Pisar onde o outro pisa. Caminhar em direção à vida - Roda de Cura”, com Flor Guerreira (MG) e Patrícia Santos (DF), no CEU das Artes Josceley Maria Clemente "Jô", (dias 25 e 27, das 15 às 17h).
Para as inscrições gratuitas nas oficinas é necessário o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023 ; enquanto que para os espetáculos os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação; para os espetáculos no Sesc Araraquara, os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação a partir das 13 horas. A Escola de Governo irá certificar todas as mesas de estudo do FIDA. Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida e redes sociais FIDA (instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA ).
Programação FIDA 2023
21 de setembro (quinta)
17h às 19h: Esquenta FIDA em Matão-SP
Conversa Selvagem (Roda de Conversa e Toré)
Cacique Yradzu e Kariri Xocó (AL/SP)
Local: Biblioteca Municipal de Matão (Avenida 7 de Setembro, 1183 - Centro, Matão)
22 de setembro (sexta)
18h30: Abertura oficial - Chegança com Indígenas Kariri Xocó
19h: Cerimonial - Mesa autoridades e convidades "Sonho Manifesto" (Funarte/MINC/Prefeitura/ UFBA)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 - Vila Xavier)
20h30: Espetáculo "Opará, o rio de Rosa. Uma viagem pelo Velho Chico"
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 - Vila Xavier)
23 de setembro (sábado)
10h às 12h: Ações Formativas “Cena Preta Mulher” - Dança(s) de Blocos Afro, com Vânia Oliveira (BA)
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, N° 1195 - Vila Xavier)
16h: Espetáculo Infantil "Memórias de Carvalho"
Local: convivência do Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
18h: Oficina de canto com Ayra Monteiro - Projeto "Bora com Elas!" do Bonde das Batukera
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)
20h: Espetáculo - “Inflexão” com Luzinete Silva e Alexandre Julianetti (SP)
Local: Casa PIPA / Matão-SP (entrada pelo Rua Vicente Russo - Azul Ville, Matão – SP)
20h às 01h: Festa Fida - Dançar Sonhos Manifestos, com Baile do Lima
Local: Quintal do Bigode (Rua Voluntários da Pátria, 2380 – Fundos/ Centro)
24 de setembro (domingo)
10h às 12h: Ações Formativas “Cena Preta Mulher” - Dança(s) de Blocos Afro, com Vânia Oliveira (BA)
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, N° 1195 - Vila Xavier)
11h às 15h: Encontro de Capoeira com Sidarta Ribeiro + Feira Artesanato Indígena e Gastronomia + grupos/associações locais
Local: Parque do Basalto (Av. São João, s/n - Jardim Pinheiros - Vila Xavier)
16h às 20h: Feira Artesanato Indígena e Economia Criativa e Solidária
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
16h30: Roda de Samba de Coco "Canta e Pisa com Elas!" - Bonde das Batukera
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
17h: Conversa Selvagem, com Ailton Krenak (MG) e Sidarta Ribeiro (RN)
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
19h: Cena Preta, com Vânia Oliveira (BA)
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
20h às 22h: Jam Session “Vem Dançar com a Gente”
Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)
25 de setembro (segunda)
9h30 às 11h30: Ação Formativa “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
9h às 12h: Ação Formativa “Corpo Zero - Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
15h às 17h: Oficina “Dança: corpo e escrita criativa”, com João Paulo Lima
(CE-Brasil)
Local: CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 - Jardim Floridiana)
15h às 17h: Ação Formativa “Pisar onde o outro pisa. Caminhar em direção à vida - Roda de Cura”, com Flor Guerreira (MG) e Patrícia Santos (DF)
Local: CEU das Artes Matão - Josceley Maria Clemente "Jô" /Matão-SP
19h: Conferência "O que corazonamos com os sonhos?", com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro
Local: UNESP – Anfiteatro B (Rod. Araraquara Jaú, km 1)
21h: Toré com Kariri Xocó (AL/SP)
Local: Espelho D'água UNESP (Rod. Araraquara Jaú, km 1)
26 de setembro (terça)
9h30 às 11h30: Ação Formativa “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
9h às 12h: Ação Formativa “Corpo Zero - Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
15h às 17h: Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)
Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)
15h às 17h: Conversa Selvagem (Roda de Conversa e Toré), com Cacique Yradzu, Kariri Xocó (AL/SP) e jovens
Local: Fundação CASA
19h30: Espetáculo "Saída de Emergência" (edital transartístico)
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)
20h30: Espetáculo "Movendo Histórias Enegrecidas" (edital transartístico)
Local: Prefeitura de Araraquara (Rua São Bento, 840– Centro)
21h: Espetáculo "Contraste" (edital transartístico)
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)
21h30: Sessão Maldita - Espetáculo "Devorar", com Ireno Júnior (PI)
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)
27 de setembro (quarta)
9h às 12h: Apresentação "Como você me vê?" + Ação Formativa “Corpo Zero - Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
15h30 às 17h30: Oficina “Improvisação e Composição: Mover-Se e Ser Movido” (Dança Contemporânea), com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
15h às 17h: Ação Formativa “Pisar onde o outro pisa. Caminhar em direção à vida - Roda de Cura”, com Flor Guerreira (MG) e Patrícia Santos (DF)
Local: CEU das Artes Matão - Josceley Maria Clemente "Jô" /Matão-SP
15h às 17h: Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)
Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)
20h: Espetáculos "Carta aberta aos corpos não defs", com João Paulo Lima (CE-Brasil) + “Echo", com Rhys Dennis (Inglaterra)
Local: Teatro Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
28 de setembro (quinta)
9h30 às 11h30: Oficina "O corpo fala mais alto", com Rhys Dennis (Inglaterra)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
9h às 12h: Apresentação "Como você me vê?" + Ação Formativa “Corpo Zero - Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
15h30 às 17h30: Conversa Selvagem - Cena Indígena: "Corpo Território", com Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), Flor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
15h às 17h: Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)
Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)
20h: Espetáculos "Inflexão", com Luzinete Silva e Alexandre Julianetti (SP-Brasil) + "Na beira do mundo. Do outro lado de mim", com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha) e Rafael Rocha (Brasil)
Local: Teatro Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
29 de setembro (sexta)
10h às 13h / 14h às 16h / 16h às 18h:
Conversa Selvagem - Cena Indígena: "Políticas, Medicinas e Danças da Floresta" (Grupo de Trabalho/Estudos), com Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), MariaFlor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)
Local: ANF B e espaços abertos (UNESP) - Rod. Araraquara Jaú, km 1
Inscrições: https://bit.ly/cena-indigena
19h: Cena Insolente - Espetáculo “M@ri - Forç@ Yanom@mi”, com Denny Neves e convidadas
Local: ANF B, espaços abertos e Espelho d'água (UNESP) - Rod. Araraquara Jaú, km 1
30 de setembro (sábado)
10h às 12h: Cena Indígena "Conhecimentos dos instrumentos de Poder com Cantos e Dança Toré", com Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)
12h: Sementes Crioulas - Maracatu
Local: Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150 - Valle Verde)
14h às 17h: Cena Insolente - "Curadoria e artistas na América Latina - por uma ética da solidariedade" e "Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos" (traga seu projeto artístico e o apresente aos curadores)
Com: Alejandra Díaz (Créar En Libertad/ Paraguay), Luís Alonso (FILTE/Brasil) e Adriana Banana (FID/Brasil)
Mediação: Gilsamara Moura (FIDA/Brasil)
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)
17h: Apresentação escolas, grupos e academias de dança de Araraquara e região
Local: Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº - Melhado)
20h: Ballroom “Bailixtranha” (cena Trans) / Festa de Encerramento Ballroom - desfile, DJs
Local: SESC Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
- Inscrições gratuita para as oficinas, através do preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023
- Espetáculos: ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação; para os espetáculos no Sesc Araraquara os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação a partir das 13 horas
Programação gratuita